- Quem Somos
- Proposta Pedagógica
- Segmentos
-
Onde Estamos
- Bilíngue
- Blog
- Teste Agradecimento
AUTOR
Equipe SEB
ASSUNTO
Pais, Filhos e Escola
TEMPO DE LEITURA
5 min
O desenvolvimento dos diferentes tipos de pensamento em crianças deve ser uma prioridade para pais, responsáveis e escola. Dessa forma, os pequenos têm todos os estímulos necessários para a formação das próprias ideias sobre si e sobre o mundo. Por isso, esse processo deve ser iniciado o quanto antes.
Sendo assim, o indivíduo, quando adulto, tem a capacidade de pensar por si só, ou seja, consegue pesquisar as informações e transformá-las em opiniões e ideias próprias. Essa habilidade é fundamental para a vida pessoal, acadêmica e profissional.
Neste post, você conhecerá os diferentes tipos de pensamento e como desenvolvê-los nos seus filhos. Acompanhe, a seguir!
Qual a importância de estimular os diferentes pensamentos desde cedo?
A construção dos diferentes tipos de pensamentos nos ambientes em que a criança tem contato, como casa, escola e demais atividades extracurriculares, é fundamental para a formação do pequeno. Nesses ambientes, os recursos de aprendizagem precisam estimular as diversas habilidades e competências, por meio de atividades pedagógicas.
O desenvolvimento psicológico permite à criança:
Na escola, os professores também têm um papel importante no desenvolvimento dos tipos de pensamento. O aprimoramento crítico, criativo, computacional e lógico são competências gerais citadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento serve como referência para a criação do currículo das escolas no Brasil.
Que tipos de pensamento devem ser desenvolvidos?
Apesar de a escola ser um ótimo ambiente para aprimorar os tipos de pensamento, os pais e responsáveis devem manter o estímulo ao desenvolvimento de habilidades em casa. Para facilitar esse trabalho, vamos explicar as características de cada tipo de pensamento e sua importância, e mostraremos dicas de como ajudar a criança a desenvolvê-los. Confira!
Crítico
O pensamento crítico é a capacidade que uma pessoa tem de pensar por si e mostrar sua opinião acerca de determinado assunto. Sendo assim, essa é uma competência necessária para a vida acadêmica e profissional. Para trabalhar essa habilidade com o seu filho, você deve:
Criativo
Diferentemente do que muitos pensam, a criatividade não é uma habilidade que nasce com a pessoa. No entanto, a capacidade criativa pode ser desenvolvida e estimulada em todas as idades, principalmente na infância.
Trata-se do potencial que um individuo tem ao enfrentar situações novas, com soluções inéditas, e capaz de se adaptar aos novos desafios. Conheça os estímulos que você deve dar à criança para o desenvolvimento do seu pensamento criativo:
Lógico
O pensamento lógico, ou racional, permite que as crianças tenham autonomia para administrar suas responsabilidades, tornando sua vida mais dinâmica e prática. É com essa habilidade que os pequenos vão conseguir enfrentar as diferentes situações do dia a dia.
Sendo assim, essa é uma ferramenta fundamental para a vida e deve ser adquirida na infância — e aprimorada no decorrer dos anos. Para desenvolvê-la junto ao seu filho, é importante:
Computacional
A transformação digital é uma realidade no mundo atual, e para se adaptar a esse novo cenário, é preciso desenvolver o pensamento computacional, que consiste na capacidade de buscar técnicas e ferramentas para facilitar processos e criar sistemas.
Essa habilidade envolve a crítica, a lógica e a criatividade em conjunto, utilizando os fundamentos da computação nos diferentes cenários da vida. Apesar de envolver a prática do uso de computador, linguagem de programação e tecnologias digitais em geral, não é só isso. O pensamento computacional é a competência para identificar problemas e buscar soluções inovadoras para resolvê-los.
Por fim, a parceria entre a escola e os pais é fundamental no processo de desenvolvimento dos diferentes tipos de pensamento das crianças. Por isso, é preciso que as atividades sejam incentivadas constantemente no dia a dia do pequeno e em todos os campos sociais.
Este conteúdo foi útil? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros pais a desenvolverem os diferentes tipos de pensamento de seus filhos.