Pais, Filhos e Escola 06.08.21

8 sugestões de livros infantis para diferentes faixas etárias

AUTOR

Equipe SEB

ASSUNTO

Pais, Filhos e Escola

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE:

Muitos pais podem ter dúvidas sobre quais atividades e programas os filhos devem ter no tempo livre para torná-lo mais produtivo. Porém, pode reparar como é quase um consenso que a leitura é uma ótima opção, independentemente da faixa etária, já que não faltam diversas sugestões de livros infantis.

Acrescente a isso o fato de que, além de ser um exercício para a mente, a leitura contribui para o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado escolar. Maravilha, né? Diante disso, resolvemos ajudá-lo a inspirar e a promover a paixão dos pequenos pela leitura desde a infância, com uma seleção especial de obras. Acompanhe e saiba mais!

Os benefícios de ler com o seu filho

A leitura pode ser uma tarefa feita de forma individual, mas também pode ser conduzida coletivamente (com pais e filhos se dividindo entre páginas e capítulos). Por conta dessa característica, ela traz benefícios muito importantes para a infância, como:

As nossas sugestões de livros infantis

Após termos apontado os benefícios da leitura com os filhos, vamos a algumas sugestões de obras? Para tanto, separamos nada mais, nada menos, que oito indicações, divididas para três faixas etárias.

Assim, dá para garantir que esse momento seja prazeroso, imaginativo e uma grande fonte de descobertas e aprendizados. Tudo isso de acordo com os períodos do desenvolvimento infantil (segunda e terceira infâncias). Confira nossa seleção!

3 livros para crianças de 3 a 6 anos

A segunda infância é a época marcada pela alfabetização das crianças. É nela que ocorre o primeiro contato de verdade com a leitura, já que antes elas só tinham livros de gravuras e ilustrações, ou então ficavam totalmente dependentes dos adultos para saber o que diziam as histórias.

Portanto, é uma boa ideia apresentar à garotada dessa faixa etária narrativas simples, curtas e lúdicas. Dessa forma, o hábito de leitura se torna algo natural em sua rotina. Abaixo, há algumas boas apostas para o seu filho. Veja:

2 livros para crianças de 6 a 9 anos

Na primeira metade da terceira infância, os aspectos cognitivos das crianças já estão mais desenvolvidos. É o caso da memória, da concentração, da percepção e do raciocínio.

Isso permite que elas possam explorar histórias mais longas, com um volume maior de personagens e que discutem temas reais do cotidiano. A seguir, nós separamos alguns exemplos. Confira:

3 livros para crianças de 9 a 12 anos

Na segunda metade da terceira infância, por sua vez, a cognição das crianças avança ainda mais e expande a capacidade delas de linguagem, análise crítica e reflexão.

Sem dúvidas, esse é o momento de estimular os seus filhos a terem contato com obras mais complexas, que trazem termos e expressões diferentes e até fazem referências a outras culturas e outros modos de vida. A experiência vai ser muito produtiva e desafiadora para eles! Para ajudá-lo, listamos algumas sugestões. Veja:

Viu só como não faltam boas sugestões de livros infantis? Portanto, aproveite cada uma delas e não se esqueça: ao adquirir novas obras, sempre fique atento se elas são adequadas à faixa etária da garotada, certo? Afinal, isso garante que a história, os ensinamentos ou mesmo as atividades educativas contidas nelas sejam devidamente apropriados à capacidade cognitiva dos pequenos.

Animado para ler os títulos listados aqui com o seu filho? Então aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para trocar indicações de leitura com outros pais!