Educação 18.06.21

Por que ensinar linguagens de programação para crianças?

AUTOR

Equipe SEB

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

6 min

COMPARTILHE:

O ensino de programação para crianças tem ganhado cada vez mais destaque. Se o domínio do inglês é um grande diferencial para lidar com as demandas de um mundo globalizado, hoje em dia o conhecimento dos códigos de computação também faz a diferença no currículo. Afinal, são eles que permitem a comunicação entre humanos e máquinas.

É por isso que muitos educadores acreditam que o “analfabetismo do futuro” será não conhecer as linguagens de programação. Além de ser muito importante para as profissões do futuro, esse conhecimento ajuda os pequenos a desenvolverem o raciocínio lógico e a concentração, entre outras habilidades.

Quer entender melhor o que são as linguagens de programação e por que elas são vantajosas na educação das crianças? Então, continue a leitura!

Quais as melhores linguagens de programação para as crianças?

Como o nome indica, são formas de comunicação dos computadores. Cada “idioma” permite que a máquina interprete os comandos do programador e, assim, execute determinadas funções. É por meio desse processo que são criados programas, aplicativos, jogos digitais, sites e muito mais. Entre as principais linguagens de programação estão:

Quais são os benefícios de ensinar programação para os pequenos?

Agora, que tal entender melhor os benefícios do ensino de programação para crianças? Eles vão desde o desenvolvimento cognitivo até a preparação para a futura vida profissional. Veja só!

Desenvolve o raciocínio lógico

As linguagens de programação são baseadas em princípios da lógica. Assim, ao lidar com elas, os pequenos desenvolvem muito esse tipo de raciocínio, uma das habilidades fundamentais para a resolução de problemas, para a análise de possibilidades e para as tomadas de decisão, o que ajuda até mesmo a reduzir a ansiedade nas crianças.

Como você provavelmente já imagina, todas essas características contribuem para o desempenho em Matemática, mas não é só isso. A capacidade de pensar logicamente também auxilia na comunicação e na gestão de problemas do dia a dia, sendo uma habilidade bem-vinda nas vidas acadêmica, profissional e pessoal.

Garante um uso mais crítico da tecnologia

Que as crianças e os adolescentes dessa geração já nasceram imersos em tecnologia, você já sabe. Não é por acaso que a cultura digital é até uma das competências presentes na nova BNCC. O uso de celular pelos pequenos, por exemplo, é muito comum. Porém, isso tem mais a ver com diversão e entretenimento.

O ensino de linguagens de programação para crianças ajuda a transformar essa relação, tornando-a mais saudável e crítica. Afinal, elas entendem melhor o que está por trás das ferramentas que elas tanto utilizam e passam a enxergá-las como instrumentos de desenvolvimento da sociedade.

Estimula o protagonismo estudantil

A programação é mais divertida do que as lições tradicionais da escola. Isso porque o mundo de possibilidades dos códigos de computação estimula a criatividade dos desenvolvedores-mirins, que criam algoritmos dos mais simples aos mais complexos.

Com isso, há um estímulo ao protagonismo do estudante, que, por meio das orientações do professor e de sua própria capacidade de observação e curiosidade, explora as linguagens de programação com autonomia.

Promove um melhor desempenho escolar

O raciocínio lógico, a criatividade e outras habilidades favorecidas pelo aprendizado da programação contribuem para o desempenho escolar de modo geral. A criança terá mais facilidade para lidar sobretudo com as Ciências Exatas, além de ter até mesmo o inglês estimulado, já que a maioria das linguagens computacionais utiliza tal idioma.

Na Matemática, esse benefício é ainda mais evidente. Os pequenos aprendem a aplicar fórmulas e conceitos de forma dinâmica e contextualizada, além de enxergar como os números e os princípios matemáticos têm relevância para a vida em sociedade e para as soluções digitais.

Auxilia na formação profissional

Por fim, o ensino de linguagens de programação vai ao encontro de grandes tendências educacionais e do mercado de trabalho. Para que você tenha uma ideia, um estudo realizado pela Dell Technologies para o Instituto para o Futuro mostra que cerca de 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas e surgirão devido à transformação digital.

Nesse cenário, ocorre aquilo que citamos: os conhecimentos de programação serão tão requisitados como o conhecimento do inglês já é hoje. Devido a isso, a tendência é que os aprendizados de programação estejam cada vez mais presentes na trajetória escolar e profissionalizante.

Como escolher o melhor curso?

Hoje, uma escola que oferece cursos de programação a seus alunos já está um passo à frente e de olho nas tendências. Porém, como escolher a melhor instituição de ensino para o seu filho? Anote aí alguns aspectos importantes!

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino tem a ver com a abordagem pedagógica e as técnicas utilizadas dentro e fora da sala de aula. Uma escola construtivista, por exemplo, prioriza sempre o papel ativo do aluno na construção do seu conhecimento, o que é excelente para o desenvolvimento dos pequenos não apenas enquanto alunos, mas também como indivíduos e cidadãos.

Reputação da escola

Faça uma boa pesquisa sobre a escola. A internet é uma grande aliada: nas páginas oficiais, os pais visualizam comentários e avaliações de outras famílias que já tiveram a experiência de matricular seus filhos lá. Vale a pena buscar informações sobre a qualidade de ensino e a segurança oferecida antes de tomar uma decisão.

Infraestrutura

Navegue pelo site da instituição de ensino e, se possível, faça uma visita ao local para visualizar a infraestrutura física e verificar se há um bom planejamento, se o espaço é acolhedor, se os recursos existentes promovem conforto e segurança para os pequenos, entre outros.

Diante desta leitura, você viu que o ensino de linguagens de programação para crianças é uma grande tendência. Afinal, esse conhecimento favorece o desenvolvimento dos pequenos, além de ser um diferencial em sua formação para a futura vida profissional.

E aí, gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter! Assim, vamos avisar sobre as novidades do blog diretamente no seu e-mail!