- Quem Somos
- Proposta Pedagógica
- Segmentos
-
Onde Estamos
- Bilíngue
- Blog
- Teste Agradecimento
AUTOR
Equipe SEB
ASSUNTO
Pais, Filhos e Escola
TEMPO DE LEITURA
6 min
Uma grande instituição de ensino é aquela que fornece aos alunos a formação necessária para eles alcançarem seus sonhos, estarem preparados para as cobranças do presente e do futuro, e vencerem os desafios que se colocarem diante deles. E para articular todos os fatores necessários para conseguir isso, o planejamento estratégico pode ser uma ferramenta fundamental.
Uma instituição educacional precisa de aprimoramento constante de forma a conseguir estar sempre alinhada às necessidades, linguagens e exigências que se apresentam tanto por parte dos alunos quanto dos pais e do próprio mercado que cobra da instituição em si e dos alunos em particular — afinal, são os resultados deles nesse ambiente que referendarão a qualidade da instituição.
O planejamento descreve detalhadamente um plano de ação que visa objetivos e metas. É por meio dele que se gerenciam, planejam e executam as ações. A realidade da escola é refletida no planejamento, que deve traçar as mudanças necessárias para atingir um novo e mais elevado patamar de funcionamento.
Muitas vezes, o planejamento estratégico é algo que não está no campo de preocupação dos pais pois se apresenta nos “bastidores” do ensino. Quase não se trata disso em sala de aula e também não se cobra um assunto desses nas provas e vestibulares. Contudo, ele é justamente o alicerce no qual se assentam os bons (ou maus, no caso da sua ausência) resultados da instituição e, consequentemente, dos seus estudantes.
Uma boa escola é aquela que garante os melhores resultados de desempenho dos alunos. É isso que os pais esperam ao escolher uma instituição na qual matricular seus filhos. Para os pais, o planejamento estratégico é extremamente importante porque garante, por exemplo, que a instituição se mantenha atualizada e, com isso, ministre um ensino altamente relevante para os estudantes.
Dessa forma, a escola se transforma ao longo do tempo, se adaptando às novas demandas educacionais, culturais e sociais, implantando as mais modernas tecnologias e garantindo ao aluno a atualização permanente. A palavra de ordem é inovação constante. Com isso, os pais sabem que seus filhos estão inseridos em um contexto de extrema relevância educacional.
O planejamento também garante que a escola se perpetue no mercado, alcance cada vez uma excelência maior e transfira isso aos alunos. Sendo assim, os pais sabem que seus filhos não terão uma interrupção no modelo e ambiente de ensino. Em algumas instituições de ensino um estudante ingressa bebê e sai um vestibulando, sem sobressaltos, sem interrupções.
Outro fator de enorme relevância para os pais é o custo. Com um bom planejamento, é possível manter a escola permanentemente atualizada em termos tecnológicos e pedagógicos, sem promover elevações bruscas nos valores das mensalidades, permitindo aos pais saberem aproximadamente o aumento dos valores ao longo do tempo.
O bom planejamento é a base que permitirá tudo isso, pois possibilitará de um lado realizar um grande, minucioso e real diagnóstico da instituição e, em seguida, definir as metas que se quer atingir, sempre promovendo melhorias e realinhamentos ao longo do tempo.
Um bom planejamento possui passos que podem ser seguidos para garantir o melhor resultado. Dessa forma, nada ficará para trás e não serão esquecidos elementos essenciais. Em geral, é o gestor escolar que deve ter a iniciativa e coordenar as ações do planejamento. Veja quais são os alguns passos que podem ser seguidos:
Podem ser utilizados questionários, realizadas entrevistas e utilizados documentos junto à comunidade escolar, para fazer um amplo levantamento com os envolvidos sobre as atividades da escola. Compreender o cenário em que a escola se insere, entendendo as necessidades e expectativas da comunidade escolar será o ponto de partida para estrutura do planejamento.
Com base nas respostas e no diagnóstico concretizado, já é possível identificar as principais queixas sobre a instituição de ensino, os pontos que precisam ser melhorados e as possíveis inovações que a escola precisará buscar para crescer e atender as diferentes vozes.
Como é possível verificar, ouvir as pessoas que compõem a comunidade escolar é tarefa essencial para se realizar o mais preciso diagnóstico possível. Evite acreditar que se sabe tudo sobre a escola. É na posição de alguém efetivamente interessado em ouvir e entender as demandas que reside a melhor atitude para elaborar um diagnóstico real.
Para isso, deve ser feita uma ampla pesquisa sobre o contexto de cada problema que foi elencado, bem como os aspectos culturais e sociais neles implicados. Estatísticas são excelentes fontes de informação, pois apoiam os gestores na percepção da realidade da escola e na promoção do melhoramento contínuo de rotinas e práticas pedagógicas.
Agora que o diagnóstico está em mãos, as oportunidades de melhoria foram identificadas e adequadamente entendidas em seus cenários culturais e sociais, é hora de definir o cenário que se pretende atingir.
Agora, já se sabe “onde se está” e “onde se quer chegar” está na hora, portanto, de definir os objetivos e as metas que se quer alcançar, e descrever detalhadamente as ações que precisam ser adotadas pra atingi-los e as medidas necessárias, criando um conjunto de indicadores que permitirão perceber a evolução e o melhoramento contínuo das ações. É essencial que tudo seja realizável, factível. Nada de propor algo que não se pode fazer.
É necessário, após todas as fases, estabelecer as metas para cada uma das áreas que influenciam o dia a dia da instituição. Entram na lista as gestões:
Todas as áreas são importantes e devem ser pensadas sistemicamente. Os pais devem ter a mais absoluta convicção de que o investimento que fazem na formação de seus filhos vale a pena e se reflete no aprimoramento da qualidade da instituição em todos os aspectos.
Depois de construída as metas, as ações e as medidas em diferentes áreas que influenciam o cotidiano da instituição, é preciso fazer a avaliação periódica e acompanhar os resultados.
É possível que em ciclos de melhoramento menores a escola consiga fazer ajustes nas ações, corrigir rotas e promover o melhoramento contínuo de cada área.
O cuidado com as metas pedagógicas e as formas de entrega às famílias são essenciais, pois garantirão a efetivação das matriculas, a fidelização dos alunos, a satisfação da comunidade escolar e a aprovação dos alunos em avaliações externas.
O gestor escolar pode evitar centralizar absolutamente todas as decisões em suas mãos. Uma gestão democrática, com a participação da comunidade escolar nos assuntos que lhes são pertinentes, pode gerar resultados surpreendentes e extremamente satisfatórios.
A gestão participativa permite que pais, alunos, professores, funcionários e outros personagens importantes da escola, apresentem pontos de vista, sugestões e soluções para as mais diversas questões que se apresentam.
Compartilhar informações, tirar dúvidas de pais, alunos, docentes e funcionários e prestar contas sobre a gestão, é uma excelente forma de dar a todos a exata pertinência e importância do planejamento estratégico e coletar informações e sugestões para o redirecionamento de ações e esforços.
Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter e receba textos importantes como este em primeira mão.