- Quem Somos
- Proposta Pedagógica
- Segmentos
-
Onde Estamos
- Bilíngue
- Blog
- Teste Agradecimento
AUTOR
Equipe SEB
ASSUNTO
Educação
TEMPO DE LEITURA
7 min
No Brasil, a Educação Básica é dividida em quatro grandes segmentos: a Educação Infantil, os Anos Iniciais (1º ao 5º ano), os Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e as três séries do Ensino Médio. Em cada uma dessas fases apresenta-se uma estrutura própria, características específicas, desafios e descobertas a serem vivenciados pelos estudantes.
Para comentar sobre essas questões, convidamos a Hélida Felgueiras, que é Diretora Pedagógica da Escola SEB Unidade Portugal e tem uma vasta experiência com os desafios e as descobertas de cada fase escolar. De acordo com ela, os momentos de transição entre um ciclo e outro merecem grande atenção.
Nesses processos, tanto os educadores quanto as famílias são fundamentais para que a criança, o pré-adolescente e o jovem realizem transições naturais e saudáveis. Continue a leitura para entender melhor!
A cada ano escolar, há uma grande mudança para o aluno: mudam as metas a serem atingidas, mudam os professores, as habilidades a serem desenvolvidas tornam-se mais complexas, as demandas cognitivas e socioemocionais aumentam também. Nas passagens de um ciclo para o outro, essas mudanças são ainda mais expressivas.
De acordo com a especialista Hélida Felgueiras, podemos justificar a divisão dos segmentos escolares pela Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Ela nos explica que “há especificidades em cada fase do desenvolvimento humano, e é por isso que a escola tem esses segmentos bem delimitados, com construção de conhecimentos específicos.”.
Na Educação Básica brasileira, temos quatro grandes ciclos:
Só pelo tópico anterior, já deu para ver que cada ciclo da Educação Básica é cheio de descobertas e desafios muito específicos, não é? Além das mudanças na estrutura pedagógica e nos objetivos de aprendizagem, há todo um contexto de alterações cognitivas, sociais e emocionais.
Pensando em todas essas esferas, isto é, na criança em sua integralidade, Hélida Felgueiras comenta os desafios de cada fase escolar, principalmente nos momentos de transição. Veja!
A especialista destaca que, nesse momento, há uma redução do trabalho lúdico, tão presente na Educação Infantil, e uma atenção maior à alfabetização. De acordo com ela, é natural que os pais fiquem ansiosos para ver seus filhos lerem e escreverem. No entanto, isso pode levar a uma certa pressão e comparação em relação aos colegas.
Portanto, é muito importante ter em mente que cada criança tem seu ritmo. Cabe às famílias ter paciência e compreensão, e cabe aos educadores orientar aos pais sobre as diferentes hipóteses de escrita e a evolução das crianças nas etapas da alfabetização.
Ainda, um enorme desafio nessa fase é a mudança na rotina escolar. De acordo com a especialista, o ideal é que, pelo menos no primeiro ano do Ensino Fundamental, a escola faça uma adaptação para que a mudança não seja tão brusca para a criança. Por exemplo, é possível manter alguns momentos de brincar, jogos direcionados, momento de parque e outras práticas lúdicas. Essa preocupação vai ao encontro do que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando estabelece a importância do acolhimento e da continuidade do lúdico na transição da Educação Infantil para o EF.
Nessa etapa, as crianças deixam de ter um único professor polivalente, atento a tudo o que acontece com cada aluno, e passam a ter diversos docentes. Consequentemente, há também o contato com diversas áreas do conhecimento de uma vez. Esse, por si só, já é um grande desafio.
No entanto, vale frisar que nessa idade a criança está entrando na pré-adolescência. “É uma fase de completa mudança em todos os sentidos, passando pelo corpo físico, pelo social e até o cognitivo. Há também um esforço para criar as próprias ideias e um desgaste emocional muito grande desse pré-adolescente”, explica a Diretora Pedagógica.
Por isso, é uma transição delicada, que pode levar até mesmo a quedas no desempenho escolar. A especialista defende que a palavra-chave é compreensão. Nesse sentido, tanto os educadores quanto os pais precisam entender que os pré-adolescentes passam por muitas oscilações e abrir sempre um diálogo afetivo com eles.
Em todos os momentos, é preciso ter firmeza e limites, mas sempre com paciência e escuta ativa. A especialista aponta que “é uma fase muito bonita em que, se as crianças forem ouvidas, a gente percebe como elas vão construindo seus saberes, vão tendo argumentos na sua fala”. É um contexto de grandes descobertas.
Por fim, a transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio é marcada pela pressão para ter bons resultados acadêmicos, pela preparação para o vestibular e pelas escolhas profissionais.
Nesse ciclo, o adolescente é mais consciente sobre si e seu lugar no mundo, além de já ter desenvolvido mais suas habilidades socioemocionais. Os maiores desafios se relacionam ao gerenciamento de múltiplas responsabilidades, à preparação para a vida adulta e ao ganho de mais independência.
A especialista Hélida Felgueiras foca bastante a parceria entre escola e família. Ela diz que “é importante, em toda mudança de segmento, ter muitas reuniões com os pais para explicar quais são as mudanças e qual será o olhar da escola para essa transição”.
Nesses momentos, os educadores devem orientar e acolher os pais para que estes entendam como se dá cada processo e como lidar com eles da melhor forma. Juntas, escola e família, conseguem apoiar essa criança para que ela passe por todas as transições com naturalidade.
Para terminar, a Diretora Pedagógica deixa as seguintes palavras: “Cada fase do desenvolvimento tem sua graciosidade, tem sua beleza, mas também tem seus desafios”. Diante disso, é essencial trabalhar com as crianças sob a ótica de uma Educação Integral, que vai além do cognitivo, e olhar também para o desenvolvimento socioemocional de cada uma.
Como você viu, há desafios em cada fase escolar. Vale reforçar que tanto o suporte familiar quanto o da equipe pedagógica são fundamentais para que a transição do aluno ocorra de maneira tranquila e agradável. Por isso, é importante escolher uma escola alinhada aos valores de educação praticados em casa.
Então, escolha a Escola SEB! Entre em contato e conheça mais de perto os diferenciais do nosso sistema pedagógico!